O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) decidiu não enviar um representante para acompanhar a abertura das caixas do British Aerospace Avro RJ 85, prefixo CP-2933, de fabricação britânica em uma parceria entre a British Aerospace, BAE Systems e Avro Internacional. A informação da não presença das autoridades brasileiras neste momento foi confirmada ao G1 pelo centro de comunicação da Aeronáutica.
Apesar de não participar do momento da abertura das caixas-pretas, o Cenipa tem nesta investigação um oficial como "representante acreditado do Estado brasileiro", o que significa que o investigador brasileiro que participará da investigação terá poderes como os demais investigadores internacionais, podendo vetar pontos que não concordar sobre as decisões da apuração, requerer inspeções ou perícias, formular hipóteses e receberá todas as informações que estão nos gravadores.
Segundo a FAB, o Grupo de Investigação de Acidentes e Incidentes Aéreos (Griaa) da Colômbia, órgão oficialmente responsável pela apuração da tragédia, notificou e solicitou apoio do Brasil no caso. Em seguida, a Aeronáutica enviou dois investigadores para Medéllim: um deles, que será o representante acreditado, e outro, que é psicólogo e analisará fatores humanos que poderão ter influenciado na tragédia. Este psicólogo fará entrevistas com os brasileiros sobreviventes.
Segundo a FAB, o Grupo de Investigação de Acidentes e Incidentes Aéreos (Griaa) da Colômbia, órgão oficialmente responsável pela apuração da tragédia, notificou e solicitou apoio do Brasil no caso. Em seguida, a Aeronáutica enviou dois investigadores para Medéllim: um deles, que será o representante acreditado, e outro, que é psicólogo e analisará fatores humanos que poderão ter influenciado na tragédia. Este psicólogo fará entrevistas com os brasileiros sobreviventes.
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