Visitas

Translate, TRADUTOR, TRADUCIÓN

FAÇA SUA BUSCA

quarta-feira, 8 de junho de 2016

'Japonês da Federal' é preso por facilitação de contrabando


Agente da Polícia Federal Newton Hidenori Ishii (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)

O policial conhecido como o “Japonês da Federal”, que participou da Operação Lava Jato, está preso em Curitiba, condenado por facilitação ao contrabando.
O policial Newton Ishii, de 61 anos, está numa sala da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, separado dos outros presos.
Ele ganhou o apelido de Japonês da Federal por aparecer sempre ao lado dos presos da Lava Jato. Ele era um dos chefes da carceragem e responsável pela escolta. Newton virou boneco de Olinda e até tema de marchinha, como mostrou o Fantástico.
Newton Ishii foi alvo em 2003 da Operação Sucuri, que mostrou que ele e outros agentes permitiam a entrada de contrabando vindo do Paraguai.  Foi condenado a quatro anos, dois meses e 21 dias em regime semiaberto. Foi preso agora porque não cabe mais recurso da decisão.
De acordo com a defesa, Newton já ficou quatro meses preso na época da operação. Agora, falta decidir como ele vai cumprir o restante da pena: se com tornozeleira eletrônica ou em regime domiciliar.
Newton Ishii também é investigado na Lava Jato, junto com advogados, pela suspeita de vazar informações. A Polícia Federal em Curitiba não comentou a prisão.
A Federação Nacional dos Policiais Federais afirmou que apoia o agente Newton Ishii e que o Departamento Jurídico do Sindicato dos Policiais Federais do Paraná vai tomar as medidas necessárias para libertá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gerenciando Blog - Dicas para blogs